sexta-feira, 5 de março de 2010

Período Sabático



   Shabat ou Sabá em português, é o nome dado ao dia de descanso semanal no judaísmo, simbolizando o sétimo dia em Gênesis, após os seis dias de Criação.

   A palavra hebraica שבת, shabāt, tem relação com o o verbo שבת, shavāt, que significa "cessar". Apesar de ser quase universalmente como "descanso" ou um "período de descanso", uma tradução mais literal seria "cessão". Cessão de um ciclo de trabalho, de relacionamento ou de vida.

   Em nossos dias atuais com a priorização do tempo cada vez menos em função do Eu, o Período Sabático pode ser uma grande ferramenta de busca e reencontro com o caminho do meio. Para muitos o seu período Sabático pode trilhado com a ajuda do Caminho de Santiago de Compostela.

   Como já disse antes, defendo a idéia de que cada peregrino recebe do Caminho de Santiago o que está pronto a entender, vejo o Caminho como uma Ordem iniciática, onde a medida de que se galga cada passo, um novo aprendizado lhe é oferecido, e se mostra diferente a cada peregrino.

   Os que buscam paz, encontrarão o sossego das planícies, dos campos arados, plantados ou colhidos. Os que procuram se descobrir, encontrarão respostas nas reflexões ao longo do Caminho. Os que buscam espiritualidade, encherão o espírito de paz e comunhão durante a peregrinação e em visitas as suas magníficas igrejas e catedrais. Os estudiosos reconhecerão na arquitetura, na tradição e na cultura, vestígios de civilizações e sociedades medievais e suas riquezas. Enfim o Caminho é para o peregrino o essencial que seu coração pode enxergar.

   O período Sabático vem sendo muito discutido entre os executivos, que trabalham as vezes 70 horas semanais, e só param para uma reflexão quando se vêem em um hospital com uma crise de stress ou outra doença relacionada a excessiva carga de trabalho. Mergulhar em um período Sabático não é tirar férias e fazer nada, é um tempo para reflexão, para aparar arestas e voltar a trilhar o caminho do meio, da temperança, é um tempo para mensurar o essencial.

   Jesus Cristo ao fim do sexto dia de criação, tirou o período Sabático para contemplar sua obra, talvez seja o momento de tirarmos o nosso para contemplar a obra que temos construído nessa vida.

Bom caminho a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário