quinta-feira, 20 de maio de 2010

Combinado não é caro.



   Meu pai me ensinou a um bom tempo atrás que, “Combinado não é caro.”, e realmente não é. É justo ter reparação ou se isentar após assumir o risco? A lei está acima da consciência? Devemos nosso Estado democrático a terroristas que lutaram por uma ditadura comunista? Quanto vale sua consciência?

   Muitas indagações hoje, mas a verdade é que cada um de nos escolhe o caminho que se deve trilhar, alguns o caminho da luz outros o da escuridão, a verdade é que cada um de nós, homens livres e de bons costumes, emanamos luz sob a escuridão, como pequenas velas, e basta que um destes pontos de luz se afaste do caminho da retidão para que a escuridão tome seu lugar de luz.

   Este caminho é trilhado no dia-a-dia em pequenas atitudes, as vezes ficamos procurando algo grandioso para fazermos e sermos lembrados, mas o que realmente conta é o que fazemos todos os dias, cada atitude pode influenciar de forma positiva ou negativa o próximo, sempre, por isso cuidado com suas atitudes. "Errado é aquele que fala correto e não vive o que diz!"

   “Um pai levava seus dois garotos para jogar minigolfe. Na bilheteria, quis saber o preço.

   Cinco moedas para os adultos, três para maiores de seis anos. Abaixo de seis anos, a entrada é grátis.

   Um deles tem três, o outro sete. Pago a do mais velho.

   Você é tolo, disse o bilheteiro. Podia ter economizado três moedas, dizendo que o mais velho tinha menos de seis; eu nunca saberia a diferença.

   Pode ser; mas os garotos saberiam. E o mau exemplo ficaria gravado para sempre.”

   Simples atitudes como esta podem nos acompanhar para o resto de uma vida, e é com atitudes como esta que influenciamos o próximo todos os dias. E lutar contra as influencias negativas é o nosso dever diário. É muito fácil dizer sim, é infinitamente mais fácil que dizer não. Mas qual o preço do sim, a vida de seu filho?

   Todos os dias assumimos esses riscos, todos os dias dizemos sim e não, todos os dias combinamos. E estamos cumprindo o combinado? O que tenho feito é justo e correto? Certa vez perguntei a uma professora o que seria correto, pois o que é correto para mim pode não ser correto para você. Ela me disse o seguinte: “Imagine uma atitude, agora imagine toda a humanidade fazendo a mesma coisa, todos sem exceção, o mundo ficaria melhor? Se sim, então isso é correto.”

   Você esta fazendo o que é correto? Quais os riscos você tem assumido?

fonte:Teatro Mágico, Paulo Coelho

4 comentários:

  1. "Aprendi que o combinado não é caro,
    são promessas que serão logo cumpridas;
    na verdade é um barato -que não raro-
    curtiremos num acordo nessa vida."

    Pq nao tentamos unir???
    Adorei o post, muito bom para parar e refetir oq estamos fazendo!!!!

    :)

    ResponderExcluir
  2. hehehe...
    olha meu bloguizinho
    http://oblogdosaltoalto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Hummmm...Isto é fato...

    ResponderExcluir