quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O Caminho de Santiago de Compostela.


   Santiago de Compostela é a capital da Galiza, localiza-se na província da Corunha, de área 223 km² com população de 93 712 habitantes (2007) e densidade populacional de 416,70 hab/km².

   É uma cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca onde acorrem os peregrinos que perfazem os Caminhos de Santiago de maneira a depararem-se com o manto de Sant'Iago, um dos apóstolos de Jesus Cristo, cujo corpo se diz que foi trasladado para aquele lugar.

   O Caminho de Santiago entrou na história há doze séculos, quando foram encontrados os restos mortais do apóstolo, São Tiago, ou Santiago, na que hoje é a cidade de Santiago de Compostela.


Entre as várias rotas, delineadas desde a Idade Média, a escolhida foi o caminho Francês - a partir de Saint-Jean-Pied-de-Port, entra na Espanha por Roncesvalles, no sopé dos Pirenéus, e de lá segue por cerca de 800 quilômetros até Compostela.

   O significado do caminho é unico a cada Peregrino, Peregrino do latim "Per Aegros", "aquele que atravessa os campos". O simbolo do Peregrino é a concha e assumiu um significado de proteção, que também está associada ao Graal. Simboliza, para o viajante, absorver a sabedoria e a entidade do Grande Arquiteto do Universo como seu Eu Superior.

  O caminho é de superação, auto-conhecimento a abdicação dos vícios e paixões do mundo profano.

  Boa caminhada a todos.

"O peregrino caminha quanto pode e não quanto quer." - Madame Debrill

fonte:google, wikipedia.

Um comentário:

  1. Muito legal o seu Blog. Parabéns!

    Tenho certeza que esse será um ótimo "diário de bordo", com excelentes recordações e recomendações.

    Torço e rezo para que a sua peregrinação seja muito feliz, de muita aventura, natureza, arte e principalmente de muita fé.

    ResponderExcluir